Posted by : johnny 28 janeiro, 2014



Primeiro rascunho,pode ser que isso um dia resolva uma parte dos grandes problemas da sociedade em que vivemos, ou pode ser apenas o primeiro e último rascunho de uma utopia.
O que vai ser, só o tempo dirá.

Pensando em alguma solução simples para a extrema desigualdade social que aumenta a cada dia em minha cidade e obviamente em todo o mundo afora pensei nessa simples ideia que mistura várias outras e que talvez seja a solução para vários problemas do nosso dia a dia.

Primeiramente vamos a algumas considerações, e para não citar terceiros irei citar minha própria pessoa.
  • Sou pobre e como muitos conhecidos, sou apenas mais um simples funcionário sem valor que pode ser demitido a qualquer momento em caso de crise na empresa ou algo do tipo.
  • O dinheiro que ganho geralmente é gasto em grandes lojas,supermercados e etc.
Ou seja, sou apenas um mero peão na empresa,ganho pouco e ainda parte desse pagamento volta para a mão da burguesia.

Considerando agora em termos de bairro, também citarei meu caso:
  • Digamos que nosso bairro tenha 300 casas no total, e que dessas 300 residências, metade sejam de famílias de classe média pra baixo, com uma média de 3 pessoas por casa teríamos uma renda bruta de digamos 2100 reais, e que deste total 50% sejam gastos com produtos básicos: Supermercado, feira, roupas e etc.
  • Supondo que estes 1050 reais estão sendo gastos no centro da cidade, ou seja, no centro comercial da burguesia significa que ao mês estaríamos dando as pessoas ricas um total de 157.500,00(cento e cinquenta e sete mil e 500 reais).
Aí então vem a primeira questão:


E se ao menos 50% deste valor que seria 78.750,00 fossem investidos dentro do bairro, nos supermercados,nas feiras,nas lojas e demais comércios? 

Surgiria a segunda questão:

Mais e se o bairro não tiver toda essa estrutura?

Obviamente, como em qualquer mudança alguém teria que tomar a frente e dar início as coisas.E daí surge a próxima questão:

Por onde começaríamos ?

Pelo principal responsável pelos gastos familiares: Supermercado, e na sequência qualquer outro item que seja indispensável a comunidade e que geralmente é realizado em outros locais.

E quem seria o dono deste supermercado?

Obviamente que todos iriam querer se beneficiar disso, afinal seria uma grande chance de mudar de vida.
Para tal seria ideal uma decisão em conjunto, com todas pessoas dispostas a participar deste projeto.
Penso que um investimento inicial com todos envolvidos resolveria a questão facilmente.Talvez até mesmo seja a parte mais fácil.

Suponhamos que 150 "chefes" de família se reúnam para discutir o assunto, ao final desta reunião teríamos o seguinte acordo:
  1. Pessoa "X" deverá ser o proprietário do supermercado, o qual as 150 casas fariam compras conforme necessidade e disponibilidade
  2. Pessoa "X" seria responsável por montar uma oficina mecânica a qual as 150 casas enviariam seus carros para devidas manutenções conforme necessidade e disponibilidade.
E assim por diante, com tudo que se pense e seja útil para nosso bairro.

Obviamente algumas pessoas não concordariam em ser apenas um dos que vão gastar no bairro e iriam querer logo de cara ser um dos que vão abrir seu negócio e passar a desfrutar dos benefícios que essa ideia iria proporcionar.Porém tudo é uma questão de conversar e negociar.
Essa ideia é totalmente viável e simples,afinal não precisaríamos que todos moradores concordassem com isso.Os que entrassem em acordo poderiam por em prática e aos poucos certamente muitos se juntariam ao projeto.

Isso tudo é o primeiro rascunho desta teoria, existem muitas brechas, erros e itens a ser modificados e acrescentados. Pretendo ler, reler, mudar algumas coisas e num futuro não muito distante tentar colocar em prática em meu atual bairro.
Seria interessante ler mais ideias, sugestões e opiniões.

Popular Post

Peste. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Coelhos Tridimensionais de Júpiter -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -