Posted by : johnny 15 fevereiro, 2014



Bom, conheci este livro na aula de antropologia de ontem (14/02), e por ignorância, a princípio pensei que se trataria de um livro chato, de leitura entediante.
Porém hoje no trabalho resolvi procurar o livro e entender melhor o assunto até mesmo pelo fato de que seria matéria de estudo.

Não consegui encontrar na internet para leitura online ou PDF para impressão em qualidade boa, mas creio que com uma boa adaptação ele ficará bom o suficiente em breve.

Caso alguém se interesse, segue o link:

Todorov - A conquista da América, A questão do outro

Pequena resenha até a parte em que eu já li:

O livro foca em uma pessoa em especial , que é Cristovão Colombo e sua jornada na "descoberta" da América.
Talvez, fora os fatos óbvios, algo que me interessou demais é que Cristovão era um grande admirador das paisagens que conhecia em suas viagens. Os relatos em suas cartas são de uma grandeza e riqueza de detalhes que sem sequer ter qualquer ilustração sobre tal nos é possível imaginar não somente o cenário, mas como também sua admiração por tudo o que vê...
Segue um pequeno trecho do livro
           ...é a admiração intransitiva da Natureza, tão intensa que se libera de toda interpretação e de toda função: é urna apreciaçào da Natureza que já nào tem nenhuma utilidade. Las Casas transcreve um trecho do diário de sua terceira viagem, que mostra Colombo preferindo a beleza à utilidade: "Ele diz que mesmo se não houvesse lucros a obter, pela beleza dessas terras, (...) não deveríamos estimá-las menos" (Historia, 1, 131). E a enumeração das admirações de Colombo não teria fim, "Toda esta terra é de montanhas muito altas e muito belas, nem áridas nem rochosas, mas muito acessíveis e com vales magníficos. Como as montanhas, os vales são repletos de árvores altas e frescas, que se tem grande satisfação em avistar" ("Diário", 26.11,1492). "Aqui, os peixes são tão diferentes dos nos sos, que é uma maravilha. Há alguns que são, como os galos, enfeitados das mais lindas cores do mundo: azuis, amarelos, vermelhos e de todas as cores. Outros são matizados de mil maneiras e suas cores são tão belas que não há quem não fique maravilhado e extasiado em vê-los. Há também baleias" (16.10.1492). "Aqui e por toda ilha, as árvores são verdes e as ervas também, como no mês de abril, na Andaluzia. O canto dos passarinhos é tal que pareceria que jamais o homem desejaria partir daqui.Os bandos de papagaios escondem o sol. Pássaros e passarinhos são de tantas espécies,e tão diferentes dos nossos, que é uma maravilha" (21.10.1492). Até o vento ali "sopra muito carinhosamente" (24.10.1492) (...)
O livro relata várias cartas de Colombo, que contém dentre este citado acima enumeráveis detalhes sobre sua jornada.
Outro foco do livro, é o tema a seguir:

A Questão do Outro



Popular Post

Peste. Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Coelhos Tridimensionais de Júpiter -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -